City Blog

Dicas e Cuidados

10 sinais do câncer de ovário que nenhuma mulher deveria ignorar

Todos os anos, no mundo inteiro, milhões de mulheres morrem de câncer de ovário. Um dos motivos é o fato de que essa é uma doença totalmente silenciosa, por isso, a recomendação é considerar em todos os casos os sinais do câncer de ovário.

Se você [e o seu médico] consegue diagnosticar esse problema antes que ele se torne uma doença avançada, então, suas chances de encontrar a cura são muito maiores.

Ainda há uma dúvida muito grande entre os especialistas sobre encontrar a cura para o câncer, mas o que se sabe é que há casos de pessoas que fizeram os tratamentos precocemente e tiveram sucesso.

Bom, por que é importante você considerar os sinais do câncer de ovário?

Justamente porque mais de 80% das mulheres que descobrem essa doença fazem isso em estágios avançados.

Isso torna o tratamento mais complicado e menos efetivo.

Foi pensando nesse assunto que algumas instituições de saúde criaram o que está sendo chamado de “Maio Turquesa”, que é uma ação para os exames preventivos no combate ao câncer ginecológico.

Para divulgar o assunto, fizemos uma lista com 10 sinais do câncer de ovário que nunca devem ser ignorados pelas mulheres.

Mas, antes de listar esses sinais do câncer de ovário, vamos considerar o tratamento da doença!

Câncer de Ovário: qual é o tratamento?

Nos últimos anos, o câncer de ovário tornou-se uma das doenças ginecológicas mais divulgadas no Brasil devido ao fato de ter sido a causa da morte da atriz brasileira Márcia Cabrita, que aconteceu em 2017.

De fato, o câncer de ovário é uma doença de diagnóstico difícil e tem menos chance de cura do que os outros cânceres.

Para se ter uma ideia disso, já vimos que quando é encontrado o tumor encontrado já está em estágio avançado, o que dificulta o tratamento.

O Instituto Nacional de Câncer estima que em 2018 haverá mais de 6 mil novos casos de câncer de ovário em todo o país.

Então, se você sente dores no abdômen, tem idade acima de 55 anos e costuma ter prisão de ventre… É melhor continuar lendo este conteúdo agora mesmo.

Isso porque os sintomas mais comuns podem não chamar a atenção da maioria das mulheres.

Ao mesmo tempo, vale dizer que o câncer de ovário é considerado o mais perigoso de todos os tumores ginecológicos justamente porque tem dificuldades no rastreamento da doença.

Para você entender o que estamos falando, considere que o câncer de colo de útero também não é fácil de ser identificado, porém, a cura é possível através de uma combinação de cirurgia e remédios.

No caso do câncer de ovário, os tratamentos feitos chamados quimioterapia intraperitoneal.

Esse tratamento pode melhorar e aumentar as chances de cura, lembrando que quase sempre uma cirurgia é necessária em casos avançados.

Se o câncer de ovário não está avançado e sim no começo, apenas a quimioterapia ou o tratamento com medicamentos biológicos pode ser a solução.

Conheça os 10 sinais do câncer de ovário

Então, a dica é: se você tiver um ou mais desses sintomas, procure um médico especialista rapidamente para que ele faça uma análise melhor do seu caso.

– Mesmo porque quanto antes começar o seu tratamento, mais efetivo ele será!

1 – As dores frequentes nas costas

Se você já fez exames e constatou que não tem problemas nas articulações ou de osteoporose (ossos), mas ainda assim sente muitas dores nas costas, saiba que esse pode ser um sinal de câncer no ovário.

Nesse caso, o médico vai precisar fazer uma pesquisa muito mais abrangente e específica considerando que a dor nas costas também é uma doença frequente em toda população mundial.

2 – As dores no abdômen e na bacia

Se você sente frequentemente uma dor no estômago ou na pélvis, também não deveria ignorar isso porque também pode ser um dos sinais do câncer de ovário.

Observe que as dores separadamente podem ser sintomas de outras doenças, sendo que no estômago, a mais comum delas é o refluxo ácido.

3 – Os ciclos irregulares

Estudos recentes comprovam que as mulheres acima de 55 anos têm mais chances de desenvolverem o câncer de ovário.

Agora, isso não quer dizer que as mulheres jovens estão livres desse risco.

Uma dica é observar a regularidade do seu ciclo menstrual.

E, a partir disso, se ver que está muito irregular, procure um médico especialista [ginecologista].

Outra observação importante é que mesmo que nunca tenham tido ciclos menstruais, algumas meninas também podem desenvolver a doença, por isso, o ideal é sempre fazer exames preventivos e analisar os outros sinais do câncer de ovário.

4 – O cansaço frequente

Geralmente, o cansaço físico vem acompanhado de náuseas, tonturas, a falta de apetite e da indisposição de realizar quaisquer atividades, como as do cotidiano.

Os médicos científicos afirmam que 80% das mulheres que têm câncer de ovário percebem que tiveram um desses sintomas listados neste tópico antes de diagnosticar o câncer.

Portanto, não faça vistas grossas para esses sinais, por mais comuns que eles pareçam!

5 – A sensação constante de gases

É muito comum que as pessoas sintam os efeitos negativos dos gases ao longo da vida.

Eles podem aparecer com dores nos ombros, na barriga e os inchaços também.

E, em boa parte das vezes, trata-se de um problema digestivo. Só que nem sempre!

Esse pode ser mais um dos sinais do câncer de ovário, por isso, precisa atenção.

6 – As dores durante a relação sexual

Conforme uma publicação da Revista Medical News Today, as dores durante a relação sexual é um forte sintoma do câncer de ovário.

Além da dor durante a relação, a pesquisa ainda afirma que também há o aumento da necessidade de urinar, juntamente com uma forte pressão na região pélvica.

Se você sente isso, procure um médico rapidamente.

7 – O emagrecimento rápido

O câncer de ovário pode provocar náuseas, vômitos e por consequência emagrecimento rápido.

Algumas mulheres acabam ignorando esse sintoma justamente por se sentirem bem com a situação da perda de peso. Só que isso pode ser um sinal do câncer de ovário.

8 – O estômago inchado

Sua barriga incha como a de uma mulher grávida?

Consulte um médico imediatamente porque está aí outro sinal.

9 – O crescimento excessivo de pelos ou a queda de cabelo

Este não é um sintoma comum de câncer de ovário, mas não deve ser ignorado.

Algumas mulheres, em vez de crescimento de pelos, podem ter queda de cabelo.

O médico vai solicitar exames mais específicos para diagnosticar a doença.

10 – Os problemas digestivos

O câncer de ovário tem forte influência sobre o sistema digestivo, principalmente na fase inicial – como já mencionamos no tópico 3 deste artigo.

O resultado disso são as dores no estômago, os problemas para digerir os alimentos, a perda de apetite e o excesso de gases.

Prevenir continua sendo o melhor remédio

Neste artigo listamos apenas 10 dos sinais do câncer de ovário.

Isso significa algumas coisas importantes: quanto mais desses sintomas você apresentar mais rapidamente você precisar buscar ajuda em um médico.

Mas, se você tem apenas 1 desses sinais, também deve ir ao médico, levando em conta que a doença é totalmente silenciosa.

De outro lado, o melhor tratamento é aquele que começa cedo e tudo o que você puder fazer para diagnosticar isso, melhor será.