City Blog

Dicas e Cuidados

CORAÇÃO ACELERADO: 5 cuidados na Copa do Mundo

Esse é um artigo muito curioso e que pode salvar a sua vida ou a vida de alguém que seja muito querido e que esteja assistindo aos jogos da Copa do Mundo. Sabe por quê? Porque é nessas situações que muitas pessoas tem os batimentos do coração acelerados e podem ter sérios problemas cardíacos, ocasionando, inclusive, a morte.

Nem precisa ser daquelas pessoas que são apaixonadas por futebol para torcer por um país durante os jogos da copa. Só que quando vivenciamos experiências que alteram nossos sentimentos, todo cuidado é pouco.

Um gol marcado, uma defesa feita, um cartão vermelho que causa expulsão, a eliminação, a defesa de um pênalti, um carrinho perigoso, uma substituição, os minutos de acréscimos…

Tudo isso – e muito mais – pode causar alguns transtornos de ansiedade, tais como o nervosismo, os gritos, o suor nas mãos, as pernas inquietas e até mesmo a alteração dos batimentos cardíacos que tendem ficar mais rápidos.

Mas, mesmo sabendo de tudo isso, às vezes acabamos nos excedendo, não é verdade? E, nesses casos, você sabe exatamente o que deveria fazer? Se não sabe, melhor continuar lendo o artigo até o fim.

Coração acelerou demais? Saiba o que fazer!

Só que antes de citar os 5 cuidados que você precisa ter para manter o seu coração em um ritmo mais equilibrado e menos acelerado durante os jogos, confira duas dicas importantíssimas para quando o seu coração acelerar muito.

O mais importante quando os batimentos cardíacos aceleram é considerar o tempo de socorro para que a pessoa tenha tempo de chegar ao serviço de emergência para ser atendida.

É só assim que ela vai poder receber o tratamento adequado para aquela situação.

Pensando nisso, considere ainda que existem dois métodos para controlar os seus batimentos cardíacos em menos de um minuto quando você passar por situações como aquelas que podem acontecer em dias de jogos.

Essas situações envolvem o medo intenso, o estresse muito forte, o nervosismo, a ansiedade, a raiva… E mais uma série de sentimentos que podem deixar o seu coração mais acelerado do que o comum.

Logo, tenha em mente que, caso seus batimentos cardíacos estiverem acelerados por conta de um início de infarto, então o socorro médico é o mais recomendado, inclusiva para evitar que você sofra lesões ao tentar controlar sua taquicardia.

Nesse sentido, esses métodos são mais indicados para pessoas que sofrem de taquicardia devido a problemas com síndrome do pânico e ansiedade e eles são bem simples, confira!

A água fria

Encha uma bacia com água fria e coloque algumas pedras de gelo.

Quando você sentir um aumento nos seus batimentos cardíacos ou os batimentos do seu pulso em ritmo muito acelerado, respire fundo, segure a respiração e mergulhe o rosto na bacia de água fria.

Esse é um método todo tradicional muito comum para as pessoas mais experientes e que é feito de forma natural, sem o uso de medicamentos ou produtos químicos.

Seguindo a recomendação, fique com o rosto submerso até quando sua respiração permitir.

Isso é importante para que a água fria estimula os nervos necessários para que o cérebro diminua o metabolismo do restante do corpo e desacelere o coração, acabando assim com a taquicardia.

Esse truque é conhecido como “reflexo de mergulhadores” e deve ser usado sempre com cuidado. Repita o processo até sentir mais calmo.

O controle da sua respiração

Ao manter a sua respiração controlada por alguns minutos, você poderá reduzir o ritmo dos seus batimentos cardíacos e eliminar a taquicardia. Logo, essa é outra forma totalmente natural de evitar o ataque cardíaco em dias de jogos.

Primeiramente, inspire o máximo que puder. Em seguida, libere rapidamente todo o ar que você colocou nos pulmões.

O importante desse exercício é respirar no limite da capacidade do seu pulmão para que isso force os seus batimentos cardíacos a voltarem ao normal.

Tenha em mente que respirar desse jeito é mais intenso do que respirar profundamente, por isso realizar esse exercício por muito tempo pode fazer mal. Tenha sempre a ideia de aceitar o seu limite e não forçar ainda mais o coração.

5 cuidados na Copa do Mundo

Se você acha que esse é um assunto que não tem importância, considere que 350 mil brasileiros morrem a cada ano por conta de doenças do coração, entre homens e mulheres.

E a maior parte dessas mortes é por conta do ataque cardíaco, que é acontece quando o fluxo de sangue de uma parte do coração fica totalmente bloqueado.

Você já deve ter ouvido falar algo como “acúmulo de placas dentro das artérias que formam coágulos sanguíneos que bloqueiam o fluxo de sangue”, né? Basicamente, isso é o ataque cardíaco que pode ser muito comum em momentos de estresse.

Para te ajudar a evitar os problemas causados no coração durante os momentos de adrenalina e nervosismo que podem acontecer durante os jogos da Copa do Mundo, separamos uma lista de 5 hábitos que são fundamentais para uma vida saudável.

E quais são esses hábitos de vida saudáveis?

  1. Ter uma dieta saudável,
  2. Ser fisicamente ativo,
  3. Ter a circunferência da cintura pequena,
  4. Ter um consumo moderado ou zerado de bebidas alcoólicas,
  5. Não fumar.

Os primeiros dos itens é a dieta saudável e talvez seja o mais difícil de ser posto em prática, especialmente em épocas de jogos, onde acabamos comendo todo tipo de alimentação que não é nada recomendado.

Atualmente, nós sabemos que o grande vilão do coração é a gordura. Logo, a recomendação é comer gorduras animais saturadas não industrializadas e nem processadas.

E, claro, não é para exagerar no consumo. Todos nós sabemos que o segredo está na moderação.

Festeja, mas sem carregar os sentimentos

Infelizmente, nos últimos anos, todo esporte tem sofrido com a falta de empatia e o exagero de sentimentos que são apresentados por muitas pessoas logo após um jogo e isso vale ainda mais quando o assunto é copa do mundo.

O que os médicos recomendam é que você pode viver aquele momento, torcendo por um time ou outro. Só que é preciso também separar as emoções com a sua própria vida – ao passo que tudo não deve passar de um momento de confraternização.

É muito importante que você esteja bem para daqui a 4 anos assista a novos jogos de uma nova copa do mundo.