Saude no Verão –  Cuidados a serem tomados

Saude no Verão – Cuidados a serem tomados

Sol, calor, férias e muita diversão! A chegada do verão traz muita energia, é o período ideal para aproveitar as tardes quentes, tirar o dia para ir à praia, clube ou cachoeira com os amigos e até mesmo fazer aquela tão sonhada viagem. Mas atenção: com tanta diversão é preciso ficar atento para não cometer abusos.

Desfrutar da estação mais quente do ano requer cuidados redobrados com a saúde. O aumento do calor e em alguns lugares, da umidade, aliados à baixa hidratação e alta exposição solar podem acarretar diversos problemas para a saúde típicos da estação. Desidratação, insolação, intoxicação alimentar, conjuntivite, alergias e micoses são as doenças mais comuns acometidas durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Todas podem ser evitadas a partir de alguns cuidados diários no verão.

Quer evitar incômodos e passar ileso pelas férias? Então confira as dicas a seguir:

• ALIMENTAÇÃO: Experimentar novos sabores, conhecer restaurantes típicos de determinada região, almoçar e jantar fora… isso é o que todo mundo quer quando está de férias não é mesmo? Mas fugir da rotina alimentar pode trazer muita indisposição. Dê preferência aos alimentos leves e naturais. Coma devagar e evite se aventurar sem ter certeza da higiene de onde você vai comer. Pegue leve para poder desfrutar suas férias em paz.

• HIDRATAÇÃO: No verão nosso corpo produz mais suor, consequentemente é necessário repor em dobro a água perdida. Para quem gosta de passar o dia tomando aquela cervejinha gelada, lembre-se: bebidas alcoólicas são diuréticas (aumentam o volume de urina produzida, logo mais líquido eliminado). Portanto a água é fundamental para lhe manter hidratado e saudável.

• PROTEÇÃO SOLAR: Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer. Mas se for inevitável capriche no filtro solar e lembre-se de reaplicar ao longo do dia. Não se esquecendo das orelhas, dorsos das mãos e pés e também de usar um hidratante labial com proteção solar. Os óculos de sol são indispensáveis! E se possível opte ainda por roupas com proteção UV.

• CABELO: A melhor estratégia para as madeixas é incluir um chapéu ou boné no look de verão. Ao expor os cabelos ao sol, ao cloro da piscina ou ao mar procure utilizar produtos com proteção solar. Outro passo importante é hidratá-lo e restaurá-lo após um dia de exposição intensa, a fim de recuperar a beleza dos fios.

Leave a Reply

Your email address will not be published.