Além dos erros de gestão financeira, uma farmácia pode ser prejudicada por outros equívocos em diferentes áreas do negócio. Mas, afinal, quais são as melhorias na operação da farmácia que podem ser colocadas em prática para potencializar as suas vendas?
Em um mercado tão competitivo, é fundamental encontrar os mínimos detalhes que possam aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, tornar o seu negócio um sucesso. O que acha, então, de conferir algumas dicas que podem ser aplicadas na sua farmácia para vender mais?
Continue a leitura e confira!
1. Organização e layout
Imagine que você entrou em uma loja para comprar roupas e simplesmente não conseguiu encontrar nada que você queria. Assim como em qualquer negócio, a farmácia também precisa ser organizada e planejada para melhorar a experiência do cliente assim que ele entra no ponto de venda.
Um ambiente organizado e de fácil navegação é essencial para criar essa experiência positiva. Por isso, reorganize as prateleiras e expositores, agrupe todos os produtos de maneira lógica e utilize sinalização clara, tudo isso vai ajudar os clientes a encontrarem o que precisam, aumentando as chances de compra.
2. Exposição de produtos
Item complementar ao tópico acima, você também deve pensar em ações específicas para a sua farmácia. Quer um exemplo? Identificou que o produto que mais é procurado pelos clientes é o remédio X? Por que não facilitar o processo de busca do cliente e colocá-lo em maior destaque na exposição?
Destaque produtos especiais ou em promoção em áreas estratégicas da loja. Use expositores atrativos, iluminação adequada e placas informativas para chamar a atenção dos clientes, uma exposição inteligente que pode impulsionar as vendas desses produtos específicos.
3. Treinamento de equipe
Também é fundamental contar com profissionais qualificados para guiarem os clientes sempre que preciso. Para isso, você deve focar na contratação de quem já tem experiência nesse contato com o público ou quem demonstra habilidades como atenção e suporte, por exemplo.
Além disso, invista em treinamento para a equipe de atendimento: tenha certeza de que eles têm um amplo conhecimento dos produtos, que são capazes de fornecer informações precisas e personalizadas aos clientes. Um atendimento de qualidade pode influenciar diretamente a decisão de compra.
4. Ampla variedade de produtos
Você não deve comprar um produto apenas para exibi-lo se, na prática, ele não faz parte da rotina de consumo dos seus clientes. Porém, é fundamental evitar que as opções sejam limitadas. Vai oferecer um protetor solar? Tenha vários modelos para não limitar os diferentes públicos que podem comprá-lo.
Procure diversificar o estoque da farmácia para atender às necessidades dos clientes. Ou seja, você precisa oferecer uma ampla variedade de produtos, desde medicamentos básicos até itens de cuidados pessoais e produtos naturais, sempre levando em consideração o perfil e comportamento do cliente.
5. Serviços adicionais e personalizados
Outra das melhorias na operação da farmácia que você pode realizar é a inclusão de serviços adicionais, como verificação da pressão arterial, aplicação de vacinas, medição de glicose ou serviços de cuidados farmacêuticos, serviços que vão agregar valor à experiência do cliente e mais chances de fidelização.
Dentro desse assunto, é fundamental que o relacionamento com o cliente seja priorizado. Por isso, estimule os funcionários a conhecerem os clientes pelo nome, a lembrarem de suas preferências e a oferecerem um atendimento personalizado para, de fato, criarem vínculos com os consumidores.
6. Programa de fidelidade
Por falar em fidelidade, também é interessante implementar um programa que estimule o retorno dos clientes. Você pode, por exemplo, oferecer descontos exclusivos, pontos acumulativos ou recompensas especiais para clientes fiéis, aumentando a retenção dos clientes e até mesmo o ticket médio.
7. Melhoria do tempo de espera
Também é muito importante que você pense na experiência do cliente ao realizar essas melhorias operacionais na farmácia. Uma das mais relevantes, sem dúvidas, é não deixar que os consumidores passem muito tempo no estabelecimento sem que isso seja a vontade deles.
Para otimizar esse processo, você deve focar na redução do tempo de espera no caixa e no balcão de atendimento, por exemplo. E uma forma de se fazer isso é utilizando sistemas que otimizem o fluxo, além, é claro, de contar com uma equipe qualificada para sempre oferecer o suporte o mais rápido possível.
8. Ações promocionais
Como já falamos mais acima, a sua farmácia não pode depender apenas das vendas regulares e ficar com um posicionamento passivo. É preciso tomar as rédeas e estimular os consumidores a fazerem mais compras e, por isso, é interessante investir em ações promocionais.
Crie dinâmicas para aumentar o ticket médio, como a compra de mais itens e um desconto cumulativo. Ou invista em promoções específicas para fazer sorteios de brindes em compras acima de um determinado valor. Você também pode aproveitar datas específicas no calendário para oferecer promoções mais eficientes.
Em um cenário em que a concorrência é cada vez mais acirrada e os consumidores estão mais exigentes, realizar essas melhorias podem parecer mudanças pequenas, mas fazem uma enorme diferença para aumentar as suas chances de encantar e fidelizar cada vez mais os seus clientes.
Agora que você já sabe quais são as melhorias na operação da farmácia, o que acha de transformar o seu negócio de uma vez? Continue em nosso blog para conferir as 10 dicas para montar uma farmácia de sucesso!