De acordo com dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), são mais de 84 mil farmácias no Brasil e, apesar disso ser um fator que mostra a força do segmento, também cria desafios, não é mesmo? Afinal, como lidar com a concorrência no setor farmacêutico?
O que você pode alterar no seu dia a dia de trabalho para tornar a sua farmácia ainda mais eficiente? Quais políticas podem ser colocadas em prática para ter um número melhor ao final de cada mês? Os preços mais competitivos sempre são considerados, mas é preciso fazer mais do que isso, não acha?
Para ajudar você a responder essa questão, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para superar a sua concorrência no setor farmacêutico. Continue a leitura para conferir!
1. Monitore os seus concorrentes
Essa primeira dica para lidar com a concorrência pode parecer simples, mas a realidade é que poucas farmácias realmente fazem isso: monitorar os seus concorrentes. O mais importante aqui é entender exatamente o que estão oferecendo e as estratégias utilizadas em várias frentes.
Um exemplo é olhar o atendimento, por exemplo: como a farmácia do outro lado da rua se diferencia do seu contato quando alguém entra no local? Eles usam diferentes canais de contato? Esse é apenas um dos muitos fatores que devem ser analisados para uma decisão mais precisa.
Uma dica interessante é colocar a estratégia do cliente oculto em ação. Nada mais do que se passar por um consumidor querendo comprar um produto para, assim, entender como o processo do concorrente funciona na prática.
Tudo isso vai ajudar a encontrar tendências que você pode adicionar ao dia a dia da sua farmácia e até mesmo erros dos concorrentes para que você explore isso nas suas ações de marketing, por exemplo. O mais importante é coletar várias informações e ter dados para tomar as decisões.
2. Marketing e Publicidade
Por falar em marketing, com as informações coletadas anteriormente, agora você também deve monitorar as campanhas de comunicação dos concorrentes para melhorar ainda mais as suas. Entender, por exemplo, o que a concorrência está fazendo nas redes sociais é uma forma de captar mais informações.
Reunindo todos esses dados coletados, você pode começar a construir estratégias que foquem em destacar os seus diferenciais. Percebeu que o atendimento da outra farmácia é ruim e a sua equipe é treinada regularmente para oferecer a melhor experiência ao cliente? Comece a focar nesses aspectos.
Assim, o que é uma dor do consumidor de outra farmácia pode acabar atraindo esse cliente em potencial para o seu negócio. Vai ser a partir do marketing que a percepção sobre os diferenciais da sua farmácia vai se tornar mais consolidada.
3. Foco no atendimento ao cliente
Mais acima demos o exemplo do atendimento e suporte, não foi? Pois bem, essa deve ser uma prioridade para quem quer se destacar no setor farmacêutico. Sim, os preços são importantes e os produtos também, mas as margens acabam sendo pequenas e a melhor estratégia para fidelização é o atendimento qualificado.
Por isso, as empresas do setor precisam oferecer um atendimento ao cliente excepcional, prestando assistência aos clientes antes, durante e após a venda. Isso pode incluir serviços de suporte ao paciente, informações claras e precisas sobre os produtos e um serviço de atendimento eficiente.
Lembra das pesquisas que falamos nos tópicos anteriores? Elas devem servir de base para que você construa uma experiência de atendimento e suporte mais completa. Seja para identificar os melhores canais de contato, seja para saber qual é a abordagem ideal para encantar e conquistar os clientes.
4. Preços competitivos
Embora os preços não sejam o único fator na decisão de compra em uma farmácia, eles podem desempenhar um papel importante. Por isso, as empresas do setor precisam oferecer preços competitivos em seus produtos, mantendo a qualidade e a eficácia. Desde descontos até mesmo programas de fidelidade.
5. Parcerias e colaborações
Outro aspecto que você pode explorar para conseguir lidar com a concorrência no setor farmacêutico é buscar parcerias e colaborações. O interessante é que essa estratégia pode ser aplicada nas mais variadas áreas e setores: marketing, produtos, tecnologias e serviços.
Um parceiro pode ajudar como influenciador nas suas estratégias de marketing, fazendo uma colaboração para aumentar o alcance do seu negócio. Ao mesmo tempo, você pode negociar com fornecedores de confiança e criar estratégias para estimular as vendas desses produtos e, em troca, negociar preços melhores.
O mais importante aqui é ter a certeza de que essas parcerias e colaborações estão abrindo oportunidades para a sua farmácia. Quando bem executadas, essas ações em conjunto com terceiros podem permitir que o seu negócio se expanda mais rapidamente e se diferencie dos competidores.
Seguindo as dicas acima, a tendência é que o seu negócio consiga se manter cada vez mais competitivo. Mesmo com os bons resultados, porém, lembre-se que a concorrência pode seguir as mesmas estratégias e, por isso, você não pode se acomodar e deve sempre oferecer a melhor experiência para os seus clientes.
Com a competição aumentando, é natural que você precise analisar os mínimos detalhes do seu negócio, não é mesmo? O que acha, então, de entender como a Cityfarma te ajuda na gestão da sua farmácia?