5 erros que podem estar impactando na rentabilidade da sua farmácia

5 erros que podem estar impactando na rentabilidade da sua farmácia

Com tanta competitividade pela atenção do consumidor no mercado farmacêutico, um simples erro pode ser suficiente para o seu negócio ter um desempenho financeiro abaixo do esperado. Mas quais são esses erros que impactam a rentabilidade da farmácia?

Para ajudar você a entender quais são e como evitá-los no seu negócio, separamos uma lista com os problemas que mais prejudicam quem ainda não está em uma rede de farmácias eficiente.

Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!

1. Falta de planejamento financeiro

Um dos erros mais comuns em uma farmácia é a falta de planejamento financeiro adequado. Isso inclui não ter uma análise de viabilidade econômica, não estabelecer metas e objetivos financeiros, não fazer projeções de fluxo de caixa e não monitorar regularmente as finanças da empresa.

Isso pode levar a problemas como falta de capital de giro, falta de recursos para expansão, falta de investimentos em tecnologia e aquisição de produtos, entre outros. Sendo assim, por mais que os resultados sejam positivos, por exemplo, no curto prazo, o impacto no futuro pode ser enorme.

As vendas estão acontecendo e o cliente não tem uma experiência prejudicada no início. O problema, porém, é que qualquer erro financeiro vai, sem dúvidas, impactar as suas operações — e consequentemente a rentabilidade da farmácia.

2. Gestão inadequada do estoque

Outro erro comum é a gestão inadequada do estoque. Isso pode levar a problemas como excesso de estoque, falta de produtos em estoque, produtos vencidos, produtos em mau estado, entre outros.

Além disso, uma gestão inadequada do estoque pode aumentar os custos operacionais e afetar negativamente a rentabilidade da empresa. Para evitar esse erro, é importante realizar uma gestão de estoque adequada, monitorar regularmente o estoque e adotar práticas de reabastecimento eficientes.

Sem isso, é provável que a sua farmácia vá, aos poucos, perdendo a relevância e a competitividade com a concorrência. Além disso, o impacto de uma gestão ruim do seu estoque é direto na experiência dos seus clientes.

3. Ausência de controle de custos

A ausência de controle de custos é outro erro que pode impactar na rentabilidade de uma farmácia. Isso inclui não monitorar os custos de operação, não adotar medidas para reduzir os custos e não identificar os custos que afetam diretamente a lucratividade da empresa.

Ebook - 9 dicas para ter uma farmácia mais lucrativa

Para evitar esse erro, é importante estabelecer um sistema de controle de custos eficiente e monitorar regularmente os gastos da empresa. Utilizar um mesmo sistema para centralizar todas as informações, por exemplo, vai ajudar bastante a otimizar a sua gestão e evitar que o controle seja perdido.

Especialmente com o crescimento do seu negócio, pode ser interessante adotar um sistema que centralize esses dados. Assim, o gestor consegue identificar tudo o que está acontecendo, encontrar falhas, fazer correções e evitar que a rentabilidade seja prejudicada.

4. Falta de inovação

A falta de inovação é mais um erro comum em farmácias. Isso inclui não adotar tecnologias inovadoras, não oferecer novos serviços aos clientes e não adotar novas estratégias de marketing, por exemplo.

A falta de inovação pode levar a perda de clientes, queda nas vendas e perda de participação no mercado. Para evitar esse erro, é importante estar atualizado sobre as tendências do mercado, adotar novas tecnologias e serviços e estar sempre buscando maneiras de melhorar a experiência do cliente.

Seja não investindo na digitalização do atendimento — como vendas pelo WhatsApp ou presença no mundo virtual —, seja não utilizando técnicas inovadoras de gestão. Tudo isso pode prejudicar diretamente as suas operações e, consequentemente, os seus resultados financeiros.

5. Não investir na capacitação da equipe

Outro erro que pode afetar a rentabilidade de uma farmácia é não investir na capacitação da equipe. Isso inclui não oferecer treinamentos, não motivar os funcionários, não reconhecer o desempenho e não estabelecer um plano de carreira para os colaboradores.

Uma equipe desmotivada e pouco capacitada pode afetar a qualidade dos serviços prestados pela farmácia, afetar negativamente a imagem da empresa e diminuir a rentabilidade. Para evitar esse erro, é importante investir na capacitação da equipe e estabelecer políticas de incentivo para os colaboradores.

Quando os profissionais estão motivados, a tendência é que todos os aspectos que listamos acima sejam solucionados. Começando, por exemplo, por uma oferta de um atendimento mais qualificado ou uma gestão de estoque mais eficiente.

Um bom gestor está sempre atento aos processos dentro da sua farmácia, afinal, basta que um desses erros aconteça para que os resultados do seu negócio como um todo sejam impactados. Se você não quer que a rentabilidade da farmácia seja prejudicada, fique de olho e evite que os erros acima aconteçam!

Apesar desses erros serem comuns e poderem ser evitados, nem sempre é fácil agir em cima desses problemas, não é mesmo? Uma forma de solucionar isso pode ser contar com um parceiro para dar suporte em todas as frentes do seu negócio. Então conheça quais são os 5 diferenciais da Cityfarma no mercado farmacêutico!