A competitividade no mercado impede que você tenha um negócio por muito tempo sem o controle eficiente de todas as operações. Ao mesmo tempo, porém, não é tão simples investir na gestão de uma farmácia, não é mesmo? A boa notícia é que a Cityfarma pode oferecer todo o suporte necessário.
Sendo assim, por mais que valha a pena investir no setor farmacêutico, os resultados não vão aparecer sozinhos. É preciso planejamento e gestão em todas as diferentes etapas para garantir que tudo funcione e o seu cliente tenha a melhor experiência possível.
Mais do que apenas entrar para uma rede de farmácias, porém, é necessário contar com uma empresa especializada e que tenha soluções funcionais para o seu dia a dia. O que acha, então, de entender um pouco mais sobre como a Cityfarma pode ajudar na gestão da sua farmácia? Continue a leitura!
Análises iniciais para melhorar estratégias
Para quem busca uma maior lucratividade, o trabalho deve começar ainda na escolha do local em que a sua farmácia vai ser localizada. A Cityfarma conta com uma série de ferramentas que ajudam a analisar o potencial da região, pontos quentes, concorrência e perfil de clientes.
Com isso, você passa a entender, logo de cara, se aquele ponto é realmente atrativo para o que você planejou. Mais do que isso, é uma forma de ter dados e números concretos para direcionar os seus esforços e garantir que as suas chances de sucesso aumentem consideravelmente.
Escolha de fornecedores e parceiros
Outro desafio de gestão muito comum em farmácias é a busca por fornecedores e parceiros de confiança. Mais um aspecto que pode ser solucionado com a ajuda da Cityfarma, que desenvolveu um processo simples e eficiente para ajudar no cadastramento nas Distribuidoras e Indústrias parceiras.
Esse cuidado é fundamental para garantir que a sua farmácia não fique dependente de terceiros pouco confiáveis. Ter esse nível de atenção vai aumentar as suas chances de contar com parceiros de qualidade, o que implica diretamente no uso melhor dos seus recursos e melhores resultados ao final.
Definição do mix de produtos
A variedade de produtos que uma farmácia deve oferecer aos seus clientes é ponto essencial para o sucesso ou fracasso do negócio, certo? Pensando nisso, a Cityfarma criou uma ferramenta específica para ajudar na definição de quais são os remédios e produtos necessários para o seu ponto de venda.
Com a ferramenta, você consegue otimizar, por exemplo, a identificação do mix ideal para a região, classificação dos produtos escalonados pelo giro e por categorias, número de unidades vendidas no período e valor total por produto, proporção de venda da concorrência na comparação com a loja da rede.
Gestão automatizada
Todos os itens acima são, sem dúvidas, diferenciais relevantes para qualquer negócio, mas é o Gestor Cityfarma que proporciona uma gestão de farmácia, de fato, completa. A partir de uma única ferramenta, você passa a controlar tudo o que envolve as operações da sua farmácia.
Para começar, se trata de uma ferramenta com versão mobile, ou seja, você pode acompanhar os principais indicadores e métricas do seu negócio de qualquer lugar e quando quiser. Em tempo real, você consegue verificar como estão as vendas, o controle do estoque e muito mais.
A ideia da centralização dessas informações é justamente ganhar em praticidade no seu dia a dia. Não é necessário ter inúmeras planilhas e fontes de dados diferentes: tudo está em um único lugar, sempre na palma da sua mão, para gerenciar a sua farmácia de qualquer lugar.
Política de preços e fidelização
Outro aspecto importante para o sucesso de uma farmácia está nos preços praticados e, é claro, na capacidade de fidelizar os seus clientes. E é por isso que a Cityfarma trabalha com o PEC, o Programa de Estratégias Competitivas. Assim, o seu negócio consegue definir melhor os seus preços de vendas.
Na prática, esse programa ajuda na definição das estratégias competitivas, o que resulta no melhor programa de fidelidade do varejo farmacêutico. Com uma análise completa, você passa a entender tudo o que envolve os seus produtos e consegue não só retornos financeiros, mas a fidelização dos clientes.
Com o PEC, a sua farmácia recebe o suporte da Cityfarma em todas as etapas:
- Estratégia: política de descontos inteligente em medicamentos;
- Fidelização: descontos especiais para clientes cadastrados;
- Resultado: imagem mais competitiva para a sua loja;
- CRM: pós-vendas, relacionamento, dados de consumo.
Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais exigentes, você só vai conseguir oferecer uma experiência positiva se a gestão do negócio estiver funcionando do jeito certo. Com as estratégias adequadas e o suporte necessário, a sua farmácia tem tudo para se destacar.
O suporte da Cityfarma vai muito além da gestão da farmácia: você recebe ajuda em todas as frentes para garantir o sucesso do seu negócio. O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre os 5 diferenciais da Cityfarma no mercado farmacêutico?