Como a Cityfarma pode auxiliar sua farmácia na obtenção do Certificado de Regularidade Técnica

Como a Cityfarma pode auxiliar sua farmácia na obtenção do Certificado de Regularidade Técnica

Entre os muitos diferenciais da Cityfarma, um dos principais deles é o suporte para que o dono da farmácia tenha facilidade em regularizar o seu negócio e ter um estabelecimento sustentável. Um exemplo disso é a assessoria para conseguir o Certificado de Regularidade Técnica.

Essa documentação é fundamental para que a sua farmácia possa operar de maneira regularizada. Mas no dia a dia corrido da administração de um negócio, nem sempre é fácil encontrar tempo para verificar tudo isso, não é mesmo?

Então continue a leitura e entenda como o Certificado de Regularidade Técnica é importante e como a Cityfarma pode ajudar!

O que é o Certificado de Regularidade Técnica?

O Certificado de Regularidade Técnica é um documento emitido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) que atesta que o estabelecimento farmacêutico pode exercer suas atividades de acordo com as normas e regulamentos definidos pelo órgão fiscalizador.

Basicamente, é a documentação que possibilita que uma farmácia funcione sem nenhum tipo de problema legal. Se trata de um atestado de cumprimento de todas as exigências legais, éticas e técnicas para oferecer o serviço farmacêutico de qualidade aos clientes.

A resolução nº 577 de 25 de julho de 2013 do CRF define algumas premissas básicas para o funcionamento de uma farmácia, como:

  • Art. 2º – A empresa ou estabelecimento que exerça como atividade principal ou subsidiária o comércio, venda, fornecimento, dispensação, distribuição de drogas e medicamentos deverá dispor, obrigatoriamente, de um farmacêutico diretor técnico ou farmacêutico responsável técnico;
  • Art. 3º – A empresa ou estabelecimento de produtos para a saúde, saneantes, perfumes ou cosméticos, alimentos especiais, bem como aquelas que exerçam como atividade transporte, armazenamento, importação de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos dentre outros atinentes à profissão farmacêutica, poderão ter como diretor técnico ou responsável técnico o farmacêutico;
  • Art. 4º – Nos requerimentos para registro de empresas ou estabelecimentos, deverá ser indicado pelo representante legal o horário de funcionamento, incluindo sábados, domingos e feriados.

Esses são apenas alguns dos requisitos exigidos para conseguir o Certificado de Regularidade Técnica. Em resumo, ele comprova a regularidade da farmácia e possibilita o exercício legal e ético da profissão, garantindo a qualidade e segurança dos serviços prestados pelo estabelecimento.

Por que a sua farmácia precisa desse certificado?

Além de pensar na gestão da sua farmácia e no que pode atrapalhar ou não a rentabilidade do seu negócio, também é necessário olhar para questões técnicas e mais burocráticas. Uma delas é o Certificado de Regularidade Técnica, que pode parecer apenas uma documentação, mas é muito mais do que isso.

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Conformidade legal

Para começar, o Certificado de Regularidade Técnica garante que a sua farmácia esteja seguindo todas as boas práticas farmacêuticas, como a presença de um farmacêutico técnico responsável, por exemplo. Além de outros requisitos legais, uma prática fundamental para qualquer negócio funcionar.

Qualidade e segurança

Do ponto de vista do cliente, esse certificado assegura a qualidade, eficácia e segurança dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Afinal, existem várias regras que precisam ser seguidas, desde o armazenamento adequado dos medicamentos, a atenção farmacêutica e a orientação adequada aos pacientes.

Reputação e credibilidade

Se você planeja criar uma farmácia que seja confiável e conquiste um público fiel, é preciso dar os motivos para que o público entenda isso. Mais do que analisar a qualidade do atendimento, é necessário fortalecer a sua reputação seguindo todas as normas da legislação brasileira sobre o tema.

Participação em programas governamentais

Em algumas situações, ter esse certificado é um requisito para a participação em programas governamentais, convênios, contratos e licitações públicas relacionados à área farmacêutica. Isso possibilita que a farmácia amplie suas oportunidades de negócios e parcerias, aumentando sua competitividade.

Atendimento às exigências dos convênios e planos de saúde

Outro ponto importante é que muitos convênios e planos de saúde exigem o certificado para credenciar uma farmácia como prestadora de serviços. A posse do certificado é, portanto, fundamental para estabelecer parcerias com essas instituições e expandir o acesso dos pacientes aos produtos e serviços da farmácia.

Como a Cityfarma ajuda na obtenção do Certificado de Regularidade Técnica?

Apesar de todos esses benefícios, nem sempre é fácil conseguir essa certificação. Afinal, são várias tarefas ao longo do dia e resolver questões burocráticas pode tirar você de tarefas mais estratégicas, por exemplo. E é por isso que a Cityfarma pode ajudar a sua farmácia a conseguir o Certificado de Regularidade Técnica.

Muito mais do que esse certificado, a Cityfarma fornece toda a assessoria de legislação farmacêutica necessária. Desde a constituição da empresa, contrato social, CNAe e licenças, passando por todos documentos e registros necessários, até as instalações físicas exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

A assessoria jurídica especializada pode minimizar prejuízos e evitar problemas futuros. Por isso, a Cityfarma disponibiliza para suas lojas uma completa assessoria jurídica, gerando mais segurança para nossas lojas, bem como economia de tempo e dinheiro para os proprietários. Agora que você já entendeu mais sobre o que é o Certificado de Regularidade Técnica e como a Cityfarma pode ajudar, que tal conferir mais detalhes sobre como pode ser interessante ter essa parceira para a sua farmácia? Descubra como a Cityfarma te ajuda na gestão da sua farmácia!